quarta-feira, 7 de maio de 2008

Papel de Educadores - Espaços para Crianças





Ainda retomando as responsabilidades de serem um actor fundamental na educação de muitas crianças desde tenra idade, é na percepção dessa necessidade que existe um espaço para os mais pequenos, que engloba a Bébéteca e a Ludoteca. Aqui, apesar de muitos dos seus utilizadores ainda não saberem ler, há um incentivo à leitura desde tenra idade: “Não é só com livros que se incentiva ao livro”. Entre ateliers, jogos e um sítio para se vestirem com máscaras, há também um espaço de leitura, parte integrante da biblioteca, mas dedicada à população júnior. Aqui, além dos livros, é possível utilizar a playstation, um dos momentos mais esperados pelas crianças.

Apesar de poder gerar alguma polémica, pelo facto das crianças se dirigirem à biblioteca sem o intuito imediato da leitura, Catarina … refere que “a biblioteca tem de estar na vanguarda das novidades. Como só podem estar uma hora a jogar e há uma marcação, acabam por aproveitar o resto do que a biblioteca tem para oferecer”.

Para estas idades, existe ainda um espaço para o estudo, outro de teatro onde se apresentam alguns contos em forma de peça e o museu do conto, onde se materializa um pouco o que são as histórias. Todos estes espaços demarcados na biblioteca têm um objectivo: “a ideia é descomplicar. À medida que uma pessoa vai crescendo percebe que a biblioteca lhes proporciona diferentes áreas”.

Sem comentários: