quarta-feira, 21 de maio de 2008

Trabalho facilitado


Estas características transformam este museu num espaço único, percebendo-se que os fundos fornecidos para orientar a disposição e divulgação do espaço extravasam em muito os que muitos outros museus têm ao seu dispor. O trabalho dos colaboradores torna-se assim mais facilitado, já que, com a possibilidade de pôr em prática as ideias, basta tê-las.
Entre as salas que não vimos, situa-se um espaço para actividades pedagógicas, outro para formação dos colaboradores, espaço de Internet e arquivo digital, que podem ser consultados se requeridos com antecedência, embora não estejam ao alcance de todos os visitantes.
Com uma pessoa responsável pela divulgação do museu e cinco direccionadas para o Serviço de Educação e Animação Cultural, todas com formação na área da museologia e educação em museus quer académica quer através de formações, Helena Miranda defende que a principais formações necessárias para trabalhar nesta área são três: conhecimentos de museologia, saber aprofundado sobre os conteúdos de que se vai falar e instrução ao nível da pedagogia. A técnica considera que há muita oferta no que toca a museus e que cada um deve aprender com os outros e procurar não perder a sua identidade, salientando-a.
Nesta visita tivemos a possibilidade de conhecer todo um processo de como se deve pensar e organizar visitas tendo em conta os diferentes públicos, diferenciando o que é assimilado e transmitido. Pela sua característica distinta, considero que esta acabou por produzir uma grande aprendizagem a este nível, porque orientou os alunos na importância de estarmos alertas e conscientes, nunca descurando uma informação e aprendizagem constante. Tão importante como aquilo que se diz, é a forma como se diz, o que poderá fazer toda a diferença.

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