quarta-feira, 23 de abril de 2008

Planificação e Financiamento




Quanto à planificação do museu, as exposições e agenda do ano seguinte começam a ser preparados sempre em Setembro anterior. O plano, já acrescido de orçamento e um esquema o mais próximo possível da realidade, é enviado à autarquia para que seja incluído no orçamento municipal, o principal financiador do museu. Além das organizadas pelo espaço, também é possível que recebam exposições de outras instituições e eventos pontuais, como foi o caso da recepção das comemorações do 10 de Junho, em 2007, onde se aproveitou a injecção de fundos para fazer algumas remodelações que, sem essa possibilidade, teriam de ficar para mais tarde.

Todos os meses é elaborado um relatório de visitantes, não apenas quantitativo mas também qualitativo, na medida em que lhes importa saber qual o tipo de público que visita o espaço. Na sua maioria, são alunos do primeiro e segundo ciclos de estudos, além de visitas de adultos organizados. Fazem-no recorrendo a fichas de marcação de visitas e fichas estatísticas do serviço educativo, que usam para “espicaçar, para fazer notar a importância do que fazemos, apresentar projectos, ser inovador, procurar qualidade, avaliar…”. Tudo qualidades que o responsável considera que alguém que trata da promoção de um espaço como este deve contemplar e ter em conta.

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