quarta-feira, 21 de maio de 2008

A tecnologia aliada à arte





Em todo o Museu da Presidência denota-se a importância da tecnologia e da utilização dos melhores materiais e equipamentos para a apresentação dos assuntos retratados. Tratando-se de um tema com a importância que este tem, que se referem à identidade de um país e à figura central que é um Presidente da República, percebe-se que não se olha a meios para que todos os aspectos sejam salientados e demonstrados da melhor forma possível, acrescentando a este o facto de serem muitas vezes utilizadas tecnologias portuguesas, chamando a atenção para o que de melhor tem o país.

É o caso dos vidros que tapam os quadros que retratam os diferentes presidentes ao longo dos tempos. Primeiramente vistos como uma barreira para criar algum afastamento de segurança em relação aos retratos, percebe-se também que vão escurecendo e passam a funcionar como ecrãs que contextualizam as histórias dos presidentes. Além disso, refere-se também os nomes dos artistas, pintores dos retratos, sendo possível passar também por questões estilísticas, culturais, até mesmo de História de Arte e da importância de um retrato.

Aspectos como as cores utilizadas, os retratos psicológicos, os estilos próprios dos artistas, a forma como as diferentes figuras políticas querem ficar reconhecidas para a posteridade, tudo pode ser esmiuçado e esclarecido, tendo particular atenção para o facto de ser necessário que todas as expressões utilizadas sejam do entendimento comum de todos os visitantes que acompanham o grupo.

Sem comentários: