quarta-feira, 4 de junho de 2008

Centro de Documentação



O Centro de Documentação do museu, situado no piso inferior do edifício (-1) está principalmente direccionado para temas de ciências sociais e humanas, dedicado mais especificamente à Ásia e à presença portuguesa nesse continente. Ainda numa fase inicial, o centro de documentação apresenta, de momento, apenas as publicações e livros em papel, estando em fase de organização de audiovisuais e imagens, um projecto futuro. Na diferença em relação ao Palácio do Armador está o objectivo de ganhar uma maior visibilidade, através do acesso livre e um horário mais alargado para as pessoas para quem está mais direccionado, estudantes e professores, e a possibilidade de uma taxa de crescimento muito grande ao nível das obras postas à disposição dos seus usufruidores. Nesta iniciativa, segundo Francisco Peixoto, responsável do espaço, pretende-se uma maior atenção a quem realmente usufrui o centro, compreendendo as necessidades e especificidades deste público mais restrito, preocupação a ter sempre que nos dirigimos a uma determinada audiência.
Com a selecção organizada numa ordem geográfica, pretende que os leitores caminhem pelo centro de documentação como se estivessem a caminhar pela Ásia. Ou seja, nada é deixado ao acaso, sendo que tudo é pensado para constituir um sentido específico. No fundo, revê-se aqui a questão de que todos os trabalhos a que nos dedicamos, todos os pormenores relacionados com um determinado local, devem fazer sentido, ter uma razão específica para existirem e fazerem parte do material que promove aquele espaço. Nada deve ser deixado ao acaso.
Para futuro, a equipa do Centro do Documentação (constituída apenas pelo responsável, com formação em História e mestrado na área de bibliotecas, e um técnico de biblioteca) pretende diversificar as ofertas do espaço, através de algumas actividades que sejam pertinentes organizar nesta área, como o lançamento de livros e exposições acerca de obras ou autores, num intuito de tornar o local atractivo não apenas para os leitores mas outros interessados nos temas propostos, política já considerada nos outros espaços do museu.

Sem comentários: