quarta-feira, 4 de junho de 2008

Design e Lettering




Todo o design do edifício, as placas indicativas, os materiais gráficos, lettering e conceitos de comunicação foram pensados pela empresa B06, que ganhou o concurso promovido pela Fundação Oriente. A essência de base, de onde se partiu para todo o material produzido, prende-se com as sete cores fortes que são o símbolo do museu, associadas a diferentes áreas do espaço. Assim, o preto está ligado à instituição, o verde ao conhecimento, o roxo aos espectáculos, o branco simboliza o edifício, o laranja, a gastronomia, o vermelho, as exposições e o azul, os encontros. As letras remetem a uma escrita oriental, recorrendo a pormenores de peças do museu, todas com referências ao Oriente.

No fundo, trata-se também de transferir o conceito e conteúdo do museu no próprio material que o comunica, fazendo como que uma introdução ao que podemos ver nas colecções. Esta preocupação pretende-se que esteja sempre presente em tudo o que representa o museu, quer se trate apenas de uma placa indicativa, quer seja um cartaz no centro de Lisboa a convidar a visita.

Ter estas considerações em atenção é também o cuidado necessário que se espera de um promotor, que não se quer a elaborar qualquer que seja o material sem que este esteja bem pensado dentro da ideia que é o contexto. Ter em atenção estes pormenores canaliza o trabalho para resultados mais cuidados e com uma melhor qualidade.

1 comentário:

Rafildeseditor disse...

Muito bom seu texto, ele me ajudou a enteder a importácia de se montar uma simples palavra, usando a diagramação correta.